2010-05-09

hoje falo de futebol: Porto Campeão


É facto adquirido: ao Futebol ninguém fica indiferente.
Nem a J.Pacheco Pereira, que o despreza altaneiramente, nem a Nuno Rogeiro, que o preza benfiquisticamente, nem a Rui Rio que o odeia boavisticamente ou, mesmo, Marcelo R. Sousa que o adora por via do Braga.
Eu próprio, que me habituei a vive-lo como um símbolo de muito do que não se gostava do portugal-fascista, do portugal tenebrosamente católico-centralista, dos pequenos vigaristas, dos pequenos criminosos, de chapéu na mão, que era o portugal de Salazar-Caetano que tanto deu a mão ao Benfica e ao Sporting de antigamente, e que depois do 25/04 tiveram que se habituar à concorrência poderosa da Arte, da Competência e do Mérito personificados no desempenho nacional e internacional de diversas equipas de um clube: o Futebol Clube do Porto.

Porque hoje é dia de 30ª jornada no futebol, terminando a peça em vários actos que foi levada à cena por vários pequenos e grandes poderes para entregar o título ao slb, é preciso não esquecer que estão aí muitos dos sinais da regressão há muito anunciada:

o fado e as "tradições académicas", primeiro;
depois as touradas, e as touradas de morte que apareceram como excepção "cultural" ligadas às tradições portuguesas;
depois a contínua desculpabilização dos criminosos de gravata, todos membros dos 3 partidos do clube do dinheiro, sem que o povinho se pronuncie de forma autónoma;
no entretanto de tudo isto, a presença sempre omnipresente dos sicários da igreja católica, levando as ovelhas ao redil, mantendo, fortalecendo e prevalecendo sempre, com Fátima como estandarte;
agora, SÓ FALTAVA O BENFICA À MODA ANTIGA: arrogante dos 6 milhões que diz representar, corrupto a todos os níveis do poder futebolistico, político e judicial, mentiroso nos argumentos que usa e hipócrita nos mesmos, já que faz aquilo de que acusa outros e de uma forma que devia envergonhar quem se arroga de pessoa honesta.

Faz bem a Liga em entregar a taça já, hoje, no final do jogo aos novos "campeões", coisa que nunca fizeram aos vencedores anteriores: nunca se sabe o dia de amanhã. Nunca se sabe se virá por aí um apito-encarnado, ou pior.
Aquele Portugal que cheira a mofo, a merda e enoja, está certamente vingado e feliz. Só é pena que não se possa ressuscitar o salazar...

Os meus parabéns ao Sporting Clube de Braga, A EQUIPA deste ano!
E ao meu clube, por ser quem é!

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home